quarta-feira, 7 de maio de 2014

Keukenhof

    Na cidade de Lisse nos Países Baixos, está o Keukenhof, o maior jardim da Europa, são 32 hectares com milhões de flores plantadas a mão, formando um verdadeiro paraíso na terra. São orquídeas, amarílis, hortênsias, lavandas, bromélias, astromélias, e as tulipas que são a maioria. Para quem ama flores e plantinhas como eu, não tem lugar mais encantador no mundo.
    Mas como tudo no Keukenhof são flores, para conhecer o parque é preciso se programar com antecedência, pois ele fica aberto ao público apenas 8 semanas no ano, durante a primavera. (Geralmente a partir da última semana de março até meados de maio). As datas sempre estão disponíveis no site.
    Corre-se o risco de no começo da primavera pegar parte das tulipas ainda fechadas e no final parte delas já morrendo. Neste ano (2014) esquentou antes, então teve sorte quem foi bem no começo, eu fui no começo de maio e peguei grande parte dos campos já secando e muitas tulipas podadas. Mesmo assim a visita valeu cada segundo.








    A cidade de Lisse fica bem próxima a Amsterdam, dá pra fazer um bate-volta de carro, ou de ônibus. O que não vai faltar é condução para chegar.
A entrada do parque é 15,00 euros por pessoa ou 7,50 para crianças, e o estacionamento tem um preço fixo de 6,00 euros. Lá é possível ainda fazer um passeio de barco pelos campos de tulipas por 8,00 euros por pessoa ou alugar bicicletas.
    Os ingressos podem ser comprados pela internet no site do parque, lá no parque na bilheteria até as 18:00 horas, ou nas máquinas que é o mais aconselhável para não enfrentar filas. O parque fica aberto das 08:00 as 19:30h. Lá você encontra, restaurantes, lanchonetes, banheiros e muitas lojas de souvenirs, quem mora na Europa ainda pode  comprar um vaso de tulipa para levar pra casa.
    Paciência é indispensável visto que o parque está sempre lotado de turistas, o ideal é ir em dias de semana que o fluxo é um pouco menor.
    O lugar é fantástico, infelizmente a máquina não fotografa as maravilhas que os olhos conseguem captar. Pelo menos 3 horas no parque é preciso para se conhecer e apreciar boa parte das flores.
















    No caminho, fora do parque existem alguns campos de tulipas na beira da estrada. Eu não sei se podia entrar lá, mas como vi outros turistas fazendo fotos lá no meio, fui também. :)




Um comentário: