terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Reciclagem de garrafas e latinhas

    Aqui na Alemanha toda vez que compramos garrafas de água, refrigerante, cerveja ou outro tipo de bebida; pagamos um valor a mais pelo casco/embalagem, seja ela de vidro, plástico ou alumínio.
   Esse valor pago varia de acordo com cada tipo de embalagem. Por exemplo, uma garrafa pet de água você paga 0,25 centavos de Euros pela embalagem e 0,89 centavos pelo conteúdo.
     O valor pago pelo casco está sempre nas plaquinhas embaixo do preço, aqui eles chamam de "Pfand". Vem tudo certinho discriminado no cupom fiscal da compra.



    Depois de consumir o conteúdo, as garrafas vazias, devem retornar ao mercado e o dinheiro pago pelas embalagens é devolvido. Elas devem ser inseridas em "maquinas coletoras" que contam e imprimem o valor que você vai receber de volta. 
    Mas atenção, garrafas com resto de bebidas dentro ou sem rótulo (selo de troca) a máquina não aceita. Também não adianta trazer garrafas vazias de viagens decorrentes de países vizinhos. Isso só funciona aqui na Alemanha. 
    Para saber se a garrafa é retornável ou não, é esse o selo que ela precisa ter. Com exceção para garrafas de cervejas que não sei porque não possuem o selo, mas são aceitas.

     Depois de colocar todas as garrafas na máquina é só apertar o único botão que existe, que ela imprime um código de barras com o valor que você vai receber. Esse valor pode ser descontado da sua próxima compra ou pode ser pego em dinheiro no caixa.
Não existe número mínimo de garrafas para serem inseridas, você pode trocar apenas uma ou juntar e levar tudo de uma vez só.
    Também existem as embalagens que não cobram esse "Pfand" como alguns tipos de sucos, e embalagens de alimentos. Essas se colocadas na máquinas serão devolvidas na hora.
    Tentei fazer um vídeo da máquina funcionando:


    
    Depois de saber  dessa consciência toda do povo alemão com o lixo, você deve estar pensando que aqui na Alemanha não existem catadores  de latinha certo? Errado! Tem sim! Nos lixeiros de rua é super comum as pessoas jogarem os cascos vazios para não ter que levar até um mercado e trocar. Já nos lixos domésticos é bem pouco provável; já que este é todo separado para a reciclagem. Os catadores obviamente são poucos comparados com a grande quantidade que temos no Brasil. E em sua maioria são mau vistos pelos alemães.
http://www.stuttgarter-zeitung.de/inhalt.jugendrat-pfand-hat-mehrwert.95ac5d4a-9660-4c86-9f0e-041b90213ae2.html

    Andei lendo notícias na internet que existem projetos-pilotos para implantar as máquinas coletoras no Brasil também. Vamos aguardar! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário