quinta-feira, 2 de julho de 2015

A ideia que não deu certo

    Estava eu fim de semana na praia (alemã) conversando com uma amiga (brasileira) sobre as gafes domésticas aqui na Alemanha - que não são poucas - e lembrei de um “mico” hilário que passei aqui logo nos primeiros meses. Preciso registrá-lo para não correr o risco de esquece-lo futuramente.
    No Brasil eu não tinha máquina de lavar louças, aqui graças a Deus eu tenho (e já adianto que não consigo mais viver sem). Ela é enorme, coloco de tudo dentro, inclusive panelas e sai tudo brilhando. Economizo duas horas do meu dia diariamente (sim, eu cozinho todos os dias e sujo muita louça), sem contar na economia de água. Mas a questão não é essa, e sim o mico! Prosseguindo...
    Em um lindo e inspirador dia, acabou os “tabletezinhos” (detergente especial para máquina de lavar louça) e eu na mais pura ingenuidade pensei deduzi “- Vou colocar um pouco de detergente mesmo no lugar, só hoje para quebrar um galho.” Enchi a máquina daquele jeito que você empilha louça sobre louça na raça, porque não brincou muito de lego quando era criança. A ideia é não sobrar nadinha para ter que lavar na mão depois. E coloquei a bichinha para funcionar. 
    Alguns minutos depois fui até a cozinha para tomar água e me deparei com a festa da espuma do Bali Hai na minha cozinha. Na hora aquele frio na barriga "Jesus, o que foi que eu aprontei desta vez?". Estava vazando espuma para todos os lados da máquina, e não era qualquer coisinha besta não, era MUITA espuma, o chão da cozinha inteira, e não parava mais de sair. Desliguei a máquina na hora, e abri para ver a situação dentro. Era o milagre da multiplicação! no meu caso de detergente. Era impossível ver as louças, estava tudo branco de espuma. Vale ressaltar que eu coloquei apenas algumas gotas do "maledeto" dentro, algo em torno de 1/3 do compartimento.
    Tive que pedir socorro para o marido, tiramos as louças da máquina, enxaguamos na pia, que acabou ficando toda cheia de espuma, porque a mesma não escorria para o ralo. Foram duas horas (estou chutando, pode ser mais) de trabalho árduo e muita risada. Depois de tudo limpo um prêmio de consolação: o chão da cozinha que era de laminado ficou todo inchado e enrugado! Haha... Bela cagada!
    A dica do dia não é de maquiagem e nem de roupa como fazem as amiguetes blogueiras, é de trabalho doméstico mesmo. NUNCA use detergente na máquina de lavar louças. Ela não gosta, fica furiosa e cospe espuma para todos os lados. Também é preciso de vez em quando trocar o sal dela (próprio para máquina de lavar louças por favor, não quero nem imaginar se colocar outra coisa lá o que acontece.) Não sei se as máquinas do Brasil também precisam disso, mas aqui na Alemanha, se não colocar esse sal a louça vai ficando esbranquiçada e bem feia.
PS: Com essa minha amiga com quem eu estava conversando, aconteceu exatamente a mesma coisa, e ela limpou tudo rapidinho antes do marido chegar, usando o secador de cabelo para tirar a maior parte da espuma de dentro da máquina. Segundo ela ajudou bastante.
Como é bom saber que eu não fui a única a cometer a mesma gafe! Salve as amigas!

 

Estes são os tabletes, não sei como se chama em português, mas em alemão é Geschirr Reiniger Tabs.

Aqui na Alemanha existem de várias marcas e preços



- Brasileiros fazendo “brasileirices” na Alemanha - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário