sexta-feira, 3 de junho de 2016

Trogir - Croácia

    Trogir é um espetáculo de cidadezinha histórica situada no centro da região da Dalmácia. A cidade croata tem 2300 anos de tradição urbana contínua. Sua cultura foi criada sob a influência dos gregos, depois dos romanos e venezianos.


Fortaleza de Camerlengo do século XV


     O centro histórico de Trogir é um dos mais bem preservados de toda a Europa Central. No ano 1997 foi inscrito na UNESCO como Patrimônio Mundial. Se trata uma ilha situada entre o continente e a ilha maior de Clovo, composto por ruelas bem estreitas e construções em pedra. Cada cantinho tem um charme especial. 
A catedral é a construção mais alta do centro histórico, é possível subir a torre e ter uma completa vista da ilha.





    Depois de passar do famoso portão de entrada, as ruas formam um verdadeiro labirinto, a circulação é só para pedestres, carros não entram. É tudo muito limpo e bem cuidado. 


    Mas o melhor mesmo de Trogir é sentar em um dos vários restaurantes do grande calçadão (de frente para o mar) degustar um prato local de frutos do mar e experimentar um cerveja da região ou um bom vinho. A atmosfera da orla é muito agradável e relaxante.

    Para conhecer a cidade não é preciso mais que um dia, (em algumas horas também seria possível) para quem está em Split é um ótimo bate-volta, apesar de achar que é bem melhor dormir em Trogir do que na agitada Split.
    Os estacionamentos custam em média 20 Kunas a hora. Deixamos no estacionamento da marina e aproveitamos para dar uma caminhada entre os muitos iates luxuosos que estão por lá.







Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trogir