sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Miltenberg - Alemanha

   Eu tenho uma mania descontrolada de ficar procurando por lugares diferentes para conhecer e passear, gosto de ver reportagens, ler sobre cidades e o tipo de arquitetura de cada lugar. Sabe aqueles programas do Globo Repórter que falam de lugares pelo mundo? Eu não perco nenhum!
   A melhor parte disso tudo é quando descubro um lugar que não fica muito longe e é possível conhecê-lo em uma rápida viagem de carro no fim de semana. Por vezes acabo me decepcionando, o lugar não era tão lindo e atrativo como nas fotos,  mas em outras.... o lugar é de cair o queixo!
   A cidade de Miltenberg no estado da Baviera aqui na Alemanha foi um desses lugares que eu acertei em cheio, que cidade maravilhosa! Eu estava com tanta sorte que mesmo sem saber, cheguei lá na semana da festa dos vinhos de outono! Não me senti a turista, me senti A TURISTA PROFISSIONAL (na cagada) hahaha.



   Miltenberg é conhecida como a pérola do Mein. (Ok, quase todas as cidades são conhecidas como pérolas pelos alemães, pois bem agora estou com o meu colar completo!). O centro histórico da cidade é formado por casas no estilo Enxaimel, exatamente do jeito que eu imaginava ser a Alemanha antes de conhecê-la pessoalmente. Infelizmente são poucas as cidades que ainda têm em grande quantidade esse tipo de construção. A pequena Miltenberg têm menos de 10 mil habitantes e uma atmosfera de lugar para passear com a família e os cachorros; de deixar os filhos correrem soltos pelas ruas antigas sem preocupação. É tudo muito limpo, calmo e extremamente bem cuidado. É o tipo de cidade para levar os parentes e amigos que vêm do Brasil para conhecer a Alemanha.
    A cidade vivenciou tempos econômicos áureos, por ter uma localização privilegiada na antiga rota de comércio Nürnberg-Frankfurt; e hoje o que faz girar mesmo a economia é o turismo e os vinhos.


O que conhecer:

Alten Marktplatz: É o mercado velho da cidade, onde se concentra o comércio e onde se localizam a maior parte dos magníficos edifícios com estrutura de madeira da cidade.
Alí também se encontra o Gasthaus zum Reisen, que é a mais antiga pousada da Alemanha, além de ser um dos edifícios mais fotografados de Miltenberg.

Pousada Gasthaus zum Reisen




Museum Burg Miltenberg: É um Museu de arte contemporânea que fica no castelo Mildenburg construído no século XII em cima da montanha, e é dali de cima que se tem a melhor vista da cidade!








Meinbrücke: A velha ponte de pedras começou a ser construída e 1898 e inaugurada em 1900. Em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial a ponte foi explodida; mais tarde reconstruída e reinaugurada na década de 1950.




Würzburger Turm:  A velha torre é de 1379 e delimitava a cidade na extremidade oriental. Na parte ocidental da cidade está a outra torre, a Mainzer Tor, a torre da Porta.


Schnatterloch: Partindo do centro do mercado velho, depois de passar pelo portão dos bosques estará a Torre Schnatterloch. Abaixo da torre existe um canal que foi construído para drenar a água das chuvas fortes direto para um fosso que também era originalmente um dos limites da cidade.


Altes Rathaus: A velha prefeitura de Miltenberg é um edifício de arenito onde foi mencionado pela primeira vez em 1379, também já serviu como comércio e armazém de mercadorias.

Wein-herbest: O festival de vinhos de outono. Em 2016 foi de 23.09 a 03.10. (Obviamente as datas mudam, se você quiser ir nesse período é interessante dar uma pesquisada antes no site da cidade). Durante o festival é montada uma espécie de feirinha bem no centro do Marktplatz com várias barraquinhas de vinhos e de comidas típicas alemãs. Os vinhos podem ser comprados em garrafas, ou apenas uma taça para provar um pouquinho de cada.

Lojinhas com artigos natalinos: São lindas e ficam abertas durante o ano inteiro. Geralmente elas vendem produtos artesanais, pintados à mão e confeccionados de madeira. O preço é um pouco salgado, mas vale como uma linda recordação da cidade.
Fiquei imaginando como deve ser linda a feirinha de Natal de Miltenberg, toda a decoração natalina com luzes, neve, aquele cheirinho de canela dos doces e de Glühwein (espécie de quentão alemão). 


Brauhaus Faust: Para os amantes de cerveja, uma visita à cervejaria mais antiga da região do Reno é parada obrigatória. É tradição de família e com mais de 350 anos está na quarta geração. É possível fazer um tour por dentro da fábrica e ver como a cerveja é produzida. Não é nada grandioso e interativo como o Museu da Heineken em Amsterdam, mas para quem nunca viu uma produção de cerveja em larga escala está aí uma boa oportunidade. A cervejaria também conta com uma pequena loja de lembranças do lugar e um bar bem aconchegante para provar a "loira fresca" e apreciar o movimento da cidade.


Miltenberg é tão encantadora que o dia passou voando, mas muito bem aproveitado com a companhia de queridos amigos. Espero voltar um dia para conhecer a cidade no inverno com neve para todos os lados.




- Por mais cidades lindas e convidativas assim! - 





Fonte:
http://www.stadt-miltenberg.de/

Nenhum comentário:

Postar um comentário