quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pré e pós-mudança no "Primeiro Mundo"

    Fazer mudança na Alemanha é a maior dor de cabeça, tudo muito burocrático, complicado e caro. Eu sei que no Brasil também não é tarefa fácil, mas pelo menos pra mim, aqui na batatolândia foi uma experiência  traumática. Tentei listar alguns dos gastos e fatores:

  •       É preciso avisar a imobiliária que você vai sair do apartamento ou da casa com 3 meses de antecedência, isso significa que você tem 3 meses para encontrar um novo apartamento ou...  pode até procurar antes pra não correr o risco de ficar sem ter onde morar, mas vai ficar pagando dois aluguéis simultaneamente.  (Prejuízo 1).
  •      Quando fechar contrato com o novo apartamento é preciso pagar uma espécie de cheque calção (Kaution) que varia de acordo com o valor do aluguel, geralmente é 3 vezes o valor do aluguel mensal. O cheque calção que você pagou do imóvel antigo, a imobiliária tem até um ano para te devolver. Se tiver algum reparo para fazer no antigo imóvel é com esse dinheiro que eles vão arrumar. Ou seja, você precisa ter uma boa grana guardada para fazer a mudança. (Prejuízo 2).
  •    É preciso mandar cartinhas para as empresas de telefonia e internet, energia, aquecimento e tudo mais que tiver contrato. Para se cancelar qualquer coisa tem que avisar com 3 meses de antecedência, se você não mandar a cartinha até a data estipulada pela empresa, pode aumentar mais um mês de pagamento  aí nos seus cálculos. E acabamos ainda descobrindo que os contratos aqui se renovam sozinhos todo ano para mais um ano, ou seja, nosso contrato do telefone se renovou em abril, por conta disso não conseguimos cancelar o telefone, (nem avisando com os 3 meses de antecedência) vamos ter que pagar até abril do ano que vem. No nosso caso conseguimos transferir o telefone para Unna. Mas se a empresa não atua na nova cidade vai ter que pagar por um ano a conta de telefone sem usufruir dos serviços. Absurdo! Eu sei, aconteceu com um casal de amigos nosso. (Prejuízo 3)
  •     Para transferir o telefone e a internet demora uma eternidade, no antigo apartamento demoraram mais de 3 meses para religar, chegaram até colocar uma cartinha na entrada do prédio avisando que tocaram a campainha e não tinha ninguém em casa, e eu sem ir pra aula, em casa esperando por eles. Conversamos com outras pessoas e eles falaram que é normal as empresas de telefonia fazerem isso. Detalhe, o valor da conta vai sendo descontado normalmente da sua conta bancária como se você estivesse usando o serviço. (Prejuízo 4)
  •     A maioria das imobiliárias cobram um tal de “Provision” que nada mais é que uma comissão bem carinha para o corretor que te atendeu. Esse valor geralmente varia de 1.000,00 á 2.000,00 euros. Nós claro, não escapamos dessa taxa.  (Prejuízo 5)
  •       Os móveis quando são desmontados e remontados novamente estragam até em países de primeiro mundo, isso não é uma peculiaridade só do Brasil. E o seu sofá que fica perfeito no seu antigo apartamento pode não entrar na sala da nova casa. Tivemos que abrir mão de alguns móveis e comprar novos. (Prejuízo 6)
  •       O prejuízo mais agravante pra nós foi o transporte da mudança.  O valor é caríssimo e é uma loteria, você nunca vai saber se os móveis chegarão inteiros, em bom estado.  Nós tivemos o azar de contratar uma péssima empresa, chegaram com 4 horas de atraso, arranharam todos os móveis, a minha mesinha de centro da sala despencou do quarto andar e por 5 centímetros não caiu em cima de um carro que estava estacionado na rua, nem a calçada eles isolaram para proteger as pessoas que ali caminhavam. Depois de tudo carregado no caminhão, a empresa resolveu cobrar o dobro do valor combinado, porque segundo eles tinha muita caixa, isso que veio um funcionário da empresa olhar tudo o que tinha em casa antes pra fazer o orçamento.  Espero que esse azar tenha acontecido só conosco, porque é muita sacanagem para um simples transporte. (Prejuízo 7)
  •   Para você não correr o risco de extraviarem as suas correspondências caso não conseguiu alterar o novo endereço em todos os lugares que precisava, os “correios” Post aqui na Alemanha, oferecem um serviço bem interessante, todas as cartas endereçadas para seu antigo endereço são transferidas para o novo, claro que isso tem um custo, para seis meses pagamos algo em torno de 20 euros. No começo não funcionou direito, muitas cartas e contas para pagar foram entregues no endereço antigo. (Prejuízo 8)
  •     O novo apartamento se não estiver renovado, certamente vai precisar de reformas, e aqui na Alemanha, mão de obra custa um absurdo. Prepare o bolso ou coloque a mão na massa e gaste só com os materiais a serem comprados. (Prejuízo 9)







- Mudança na Alemanha só em últimos e necessários casos - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário