quarta-feira, 23 de julho de 2014

Racionamento da água, energia e comida.

    Os alemães já passaram por duas Guerras Mundiais, muita fome e pobreza e conseguiram se reerguer bravamente. E se tem um assunto que eles dominam é em economizar tudo e não desperdiçar nada.
    A economia da água foi a que mais chamou atenção, aqui você paga mais caro pela água que desce para o esgoto do que a boa que vem das torneiras.  Normalmente em quase todas as casas por aqui tem máquina de lavar louça; como eu nunca tive no Brasil achei o máximo, e é uma forma de nós brasileiros estarmos economizando a água. Visto que o nosso estilo de lavar louças é bem diferente do alemão. Para lavar manualmente, eles colocam uma bacia dentro da pia com água e detergente e ensaboam a louça, na sequência a louça é colocada  pra escorrer, sem enxaguar e pronto! Imagina a situação que fica o pano de prato, depois de secar a louça cheia de espuma!  Eu nunca presenciei uma nojeira dessas, os brasileiros que estão aqui há mais tempo que sempre relatam para o meu desespero. Desta forma a máquina de lavar louças é bem mais eficiente e higiênica. E você ganha uma horinha a mais no seu dia.
    Os banhos aqui também são bem racionados, (isso explica muita coisa) as banheiras que existem aqui em quase todos os banheiros são para economizar água e não um luxo para encher de espuma e relaxar. Banheira cheia é hora dos filhos tomarem banho, depois a mãe e depois o pai, TODOS na mesma água. Como faz para enxaguar o cabelo? Não tenho a menor ideia! Isso quando é dia de banho com água, porque meu amigo gringo que é medico aqui fala que eles tomam banho de gato, passam um pano úmido nas partes intimas, pés e axilas e deu! Mas claro, também tem a parcela dos alemães que tomam banho com frequência como nós, sem generalizar.
    Como eu morro de medo de levar uma bronca do zelador, economizo o máximo possível dentro do que eu considero aceitável, os banhos diários nunca sairão da minha rotina, então TENTO (às vezes não consigo) ser rápida. Mas mesmo assim tenho certeza que gastamos mais água do que o resto do prédio junto.
    Da água para a comida; evitar o disperdício de comida não foi nada anormal pra mim. Minha mãe sempre levou isso muito à sério lá em casa (Brasil). E para os alemães que passaram a guerra inteira comendo batata três vezes ao dia, deve ser falta de educação mesmo sobrar comida no prato. Eles não gostam, olham de cara feia! 
    Economizar energia elétrica e aquecimento é bom e faz muito bem para o bolso, já que ambos são caríssimos por aqui. Você paga um valor fixo por mês e no final do ano se você gastou mais que a média, vai pagar de uma vez só a extravagância, se gastou menos da média vai receber o dinheiro de volta.  As casas dos alemães no inverno são bem mais frias do que a dos brasileiros, eles utilizam bem menos os aquecedores do que nós, (por já estarem acostumados ao frio talvez) eles costumam manter a temperatura em 15 graus enquanto na minha fica oscilando na casa dos 20 graus.
    Admito que poucos brasileiros tem o hábito de economizar, talvez porque ainda temos nossos recursos em abundância, mas do jeito que vai, não vai demorar muito para se tornarem escassos, e vamos ter que aprender com os alemães a economizar e eles certamente já estarão mais a frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário