sábado, 15 de agosto de 2015

Casamento de alemã com brasileiro na Alemanha

    Quando os termômetros na Alemanhalândia começam a esquentar, é chegada a hora dos pombinhos apaixonados oficializarem a união. Recebi um convite muito especial de um casal de amigos para a celebração do casamento em julho deste ano. Ela, uma pessoa tão simpática e amável que parece brasileira; ele com as mesmas qualidades, uma pessoa indiscutivelmente boa de coração.
    O casal tem uma história linda, se conheceram no Brasil na cidade de Extrema. Ela foi fazer um trabalho voluntário no orfanato onde ele morava. O romance deu tão certo que eles decidiram morar juntos aqui na Alemanha.
    Como ele veio na mesma época que eu, acabamos nos conhecendo no curso de alemão em Colônia. Os dois perdidos e assustados em um mundo que não era nosso. Não demorou muito para conquistarmos uma grande amizade. Foram muitas atrapalhadas, risadas, passeios e descobrimentos; parte da minha adaptação aqui neste país devo a ele.
    O casamento foi na cidadezinha que os pais dela residem e onde ela cresceu, fica do ladinho de Koblenz. A cerimônia religiosa foi em uma linda capela no alto da montanha. Aqui ao contrário do Brasil, os casamentos acontecem durante o dia, e a festa dura bem mais tempo, já que vira a noite (muito mais interessante não?). A capela era linda, e a mistura de convidados alemães com brasileiros me deixou emocionada. Na hora de trocar as alianças e fazer o juramento o noivo (brasileiro) falou para a noiva em alemão e a noiva (alemã) falou para o noivo em português. Foi a declaração mais linda e sincera que eu já vi. Os "ciscos" nos olhos não paravam de cair, e as lágrimas não se continham. Eu estava orgulhosa de ver meu amigo falando alemão e dando um sentido importante na vida. Durante a celebração teve coral e um grupo cantando, tornando tudo ainda mais lindo.



No final da cerimônia os convidados fizeram uma espécie de túnel com balões para os noivos passarem, ficou lindo! 


    Do lado de fora da capela foi feito o brinde para os noivos, tudo preparado e servido pela família da noiva. Todos permaneceram ali por um bom tempo conversando e interagindo uns com os outros. Nunca vi isso no Brasil, achei bem interessante para conhecer novas pessoas e até fazer novas amizades.
    Depois os convidados foram direcionados ao local da recepção, um restaurante as margens do rio, com uma vista espetacular para os vinhedos da cidade. A decoração maravilhosa foi TODA feita pelos noivos e a família. Diferente do Brasil, que pagamos horrores nesse quesito para ter acessórios imponentes e muita ostentação que não significam nada. Ali era nítido que tudo foi preparado com muito amor, e tudo com uma linda história por trás, o noivo pendurou os balões a noiva arrumou as mesas, as flores, a família ajudou em tudo que pode. O lugar estava agradável, lindo e muito aconchegante. 





Sentamos na mesa junto com os noivos :)



Tinha um espaço próprio decorado para os convidados fazerem fotos com aquela câmera que revela na hora e colarem em um álbum com dedicatória para os noivos.



    Depois da comida, o casamento foi uma sequência de lindas surpresas. Um grupo de amigos brasileiros do noivo apresentaram um teatro encenando a vida do Noivo no orfanado, e como ele conheceu o amor de sua vida. Teve apresentação de capoeira, truques de mágica e até dança das cadeiras.  Os mesmos amigos brasileiros entraram em contato com a família e amigos do noivo no Brasil que não puderam estar presentes no casamento e organizaram uma sequência de vídeos de felicitações para os noivos, foi tudo tão lindo que levou o casal às lágrimas, e mais uma vez caíram muitos ciscos em meus olhos. 



    Para a animação da festa teve uma banda de pagode de brasileiros e DJ, a noiva era mais brasileira do que eu, sabia a letra de todas as músicas e dançava muito bem.
    Os noivos estavam impecavelmente bem vestidos, e os convidados todos sem frescura e super confortáveis, quando comecei a reclamar de dor no pé vi que as alemãs já estavam todas de chinelos, e obviamente fiz o mesmo. Lembrei-me dos casamentos no Brasil onde convidados gastam absurdos alugando roupas, fazendo penteados e maquiagens, gastam com joias e acessórios caros. Aqui? Nada disso, somente a vontade de festejar um dia tão importante. (Saudade nenhuma do Brasil nesse momento).

Com a noiva
Com o noivo
    Teve um grupo de amigos que presentearam os noivos com uma viagem para o Brasil, mas esse presente foi entregue em forma de brincadeira, onde todos os convidados participavam, e não entregaram apenas as passagens e sim uma mala toda decorada com as passagens dentro. Achei incrível e muito criativo.
    Enfim, encho a boca para dizer que esse foi o casamento mais lindo e sincero que eu já fui na vida. Um casamento onde não só os noivos preparam o melhor para os convidados, mas os convidados também preparam lindas surpresas para os noivos. Desejo ao querido casal, toda a felicidade do mundo e que eles possam desfrutar de muitos momentos maravilhosos juntos.




- Quando o amor atravessa não somente um oceano, mas culturas e adaptações - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário