domingo, 26 de julho de 2015

Metz - França

    A cidade lendária do dragão Graoully que até hoje assusta gerações de criancinhas desobedientes. Não estou falando do reino da “Casa Targaryen” do seriado Game of Thrones, como o marido ficava zoando o passeio inteiro. Estou falando de Metz, uma cidade bem perto da divisa entre França, Luxemburgo e Alemanha. Situada no nordeste francês, a capital do Loire é um bom destino para quem está em Luxemburgo ou nas redondezas de Trier na Alemanha. De carro ou trem o acesso á cidade é bem rápido e vale um dia a mais de passeio.
    A cidade velha de Metz tem um passado riquíssimo com uma variedade excepcional de edifícios de pedra, monumentos e ruas estreitas. Os principais pontos turísticos podem ser feitos caminhando, não é nada longe.  Também vi vários turistas alugando bicicletas, o que também deixa o passeio mais divertido. Deixamos o carro estacionado ao lado do portão dos alemães (estacionamento gratuito e na sombra) e de lá partimos para o centro histórico.
O que conhecer:
Porte des Allemands: Metz foi uma das cidades mais fortificadas da Europa Ocidental. Sua extensa rede de muros cercavam a cidade e eram capazes de resistir a um cerco prolongado. Hoje pouco resta das paredes, que foram demolidas para abrir caminho para o desenvolvimento urbano. O portão dos alemães faz parte de uma parcela considerável das antigas muralhas que ainda permanecem em pé. Suas fortificações militares medievais foram construídas em uma posição estratégica para a defesa da cidade sob o rio Seille. Está do lado nordeste do centro histórico da cidade, de frente para a Alemanha. A construção se deu início em 1230.





Cathédrale Saint-Étienne: A catedral gótica leva o nome de Saint-Étienne (São Estevão) é a mais famosa atração de Metz. Sua construção com pedras na cor de ouro iniciou-se em 1220 e foi concluída em 1522 (foram mais de três séculos).  Esta catedral é a terceira maior da França, e com a maior área de vitrais. Por dentro lembra bastante a Catedral de Colônia na Alemanha. Os elementos mais marcantes do mobiliário são a fonte batismal, o trono do bispo do século 7 e o pequeno órgão Renaissance de 1537.





A lenda de Graoully: Graoully é um animal mítico com a aparência de um dragão que teria devastado a cidade antes de ser expulso por São Clemente de Metz, o primeiro bispo da cidade. Esta lenda foi a destruição de religiões pagãs para a implantação do cristianismo na cidade. A lenda diz que São Clemente foi enviado por São Pedro para evangelizar Metz. Mas cobras haviam se instalado no anfiteatro e estavam envenenando o ar com sua respiração venenosa, além de impedirem o acesso à cidade. As maiores cobras se tornaram um dragão sanguessuga enviado para punir a cidade de Metz. Depois de uma missa, São Clemente foi para o anfiteatro munido com suas duas únicas armas: a estola e orações. Já na entrada as cobras correram para devorá-lo, mas São Clemente as impediu com um único sinal da cruz, tornando-as inofensivas. O bispo escolhe a maior que é o Dragão Graoully e o arrasta ao longo do rio Seille, ordenando que deixe as terras habitadas.
São Clemente levando o dragão
Foto: Wikipédia


Escultura do Dragão na Catedral de Metz.
Foto: Wikipédia

Marché Couvert: É o mercado municipal de Metz, dentro as barraquinhas à moda antiga retratam o estilo do século 19. Apesar do cheiro forte de peixe já na entrada (acho que é para afugentar os turistas) alguns metros depois o cheiro já não existe mais.  É um bom lugar para saborear a comida regional e pratos tradicionais, visto que só vi franceses comendo por lá. Os planos originais para a construção eram para sediar o palácio do Bispo, já que está ao lado da Catedral, mas com a Revolução Francesa e posteriormente a falta de fundos, os três andares que seriam o palácio do Bispo se transformaram em apenas um tornando-se o mercado municipal da cidade.






Museu La Cour d’Or: Foi o palácio medieval da dinastia Carolingian. Existe desde 1839 e foi ampliado com o passar do tempo. Hoje tem mais de 3.500 metros e é considerado um verdadeiro tesouro de arte e história. 




Temple Neuf: O templo é uma estrutura neo-românico construído perto do extremo sul da pequena ilha em que o teatro Ópera está situado.  A igreja protestante foi construída durante a era alemã, no período em que a Alsácia e o Loire foram anexados à Alemanha (1870-1918). Atrás do templo tem um pequeno parque com macieiras e bancos para descansar. À noite o lugar é perfeito para fazer fotos da cidade iluminada.




Teatro Ópera: O edifício antigo fica em um espaço majestoso na ilha atrás da Catedral. A prefeitura está no outro extremo da praça e é tão antiga quanto o teatro.



Pompidou: É um museu de arte moderna, um templo de design contemporâneo. Foi projetado por Shigeru Ban e Jean  de Gastines e inaugurado no ano de 2010. Está localizado na parte de trás da estação ferroviária.  



Place Sainte Croix: é uma pequena praça na cidade velha moldurada por edifícios dos séculos passados. A fonte tinha figuras de Cristo e alguns apóstolos, que foram destruídos durante a Revolução Francesa.



Estação ferroviária: Se você estiver chegando de trem, o primeiro edifício a ser desbravado é a impressionante estação ferroviária. O próprio edifício é considerado um monumento e vale a pena olhar em volta antes de partir para a exploração da cidade.



Chateau D’Eau: É uma antiga torre de água construída perto da estação de trem em 1908.



As pontes de Metz: Metz foi construída parcialmente em ilhas, e a outra parte na margem do rio Moselle, que recebe o nome abreviado de Mosel quando cruza a fronteira para a Alemanha. Uma caminhada pelas pontes enfeitadas com flores no verão é uma bela forma de apreciar a cidade.








- Da lenda do dragão aos monumentos de pedra na cor de ouro, Metz é encantadora - 






Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Metz
http://www.culture-routes.lu/php/fo_index.php?lng=fr&dest=bd_ar_det&id=00000300
https://fr.wikipedia.org/wiki/Graoully

http://www.virtualtourist.com/travel/Europe/France/Lorraine/Metz-103520/Things_To_Do-Metz-TG-C-7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário