quinta-feira, 10 de março de 2016

Gent - Bélgica

    Gante em português, Gand em francêsGhent em inglês e Gent em holandês e alemão. Não interessa a forma que você vai chama-la, essa pitoresca cidade belga vai te surpreender. 
    Gent é a capital da província da Flandres Oriental, está situada entre Bruxelas e Brugges, se você está planejando conhece-las não deixe de incluir Gent no roteiro, garanto que a cidade não vai decepcionar. 
    Gent é uma cidade de história, é tão velha que os indícios arqueológicos mostram a presença humana antes mesmo da própria Idade da Pedra. Durante a Idade Média chegou a ser uma das cidades mais ricas do norte europeu, e a segunda maior cidade da Europaperdendo apenas para Paris; era maior que Londres, Colônia e Moscou. Hoje com quase 250.000 habitantes é a terceira maior cidade da Bélgica. Mas não se assuste, ela é relativamente pequena para se aventurar, pode ser facilmente desbravada em apenas um dia. 
    O centro histórico da cidade é a cereja do bolo, e onde vale a pena ser visitado, possui uma arquitetura medieval muito bem reconstruída e conservada; fica entre os rios Scheldt e Lys. Os canais juntamente com as antigas construções em pedras formam um cenário lindo. 
    Caminhando pelo centro histórico, que é o maior com área para pedestres da Bélgica, você vai se sentir vivendo na Idade Média. A prova disso é o imponente castelo de Gravensteen (Castelo dos Condes), uma fortaleza de pedras construída no século XII para servir de residência para os condes dos Flandres, mais tarde esse edifício foi utilizado como palácio da justiça e como fábrica de algodão no século XIX. Hoje em dia dentro do castelo existe um Museu de instrumentos de tortura, além de armaduras e uma coleção de peças históricas. A fiação dos trens ao redor do castelo é a única coisa que me faz lembrar que os anos passaram. 





    Andando mais um pouco você vai chegar no coração de Gent, na praça de St. Bavo foi aí onde tudo começou, onde a cidade começou a se desenvolver. Nesta praça estão três grandes pontos turísticos de Gent:  
A Catedral de St. Bavo (nas placas estará escrito Sint Baafskathedraal) ali está a famosa pintura da adoração do cordeiro místico. 
O Campanário Belfort com uma torre de 95 metros de altura e com 54 sinos que possuem um peso total de cerca de 30 toneladas. A torre além de ter o relógio servia como torre de vigia e de alarme da cidade. 

E a Igreja de St. Nicholas (Sint Niklaaskerk) dedicada a Nicolaas vaMyra. 
     Fiquei um pouco confusa com os nomes nas placas que estão em holandês, mas logo você percebe que está no lugar certo, ao avistar as três torres que formam a famosa silhueta da cidade. Tudo foi construído ao longo dos séculos X ao XVI. 
    Saindo da praça fomos ao Groot Vleeshuis que é o famoso mercado de carne, está localizado no Groentenmarktalí você vai encontrar várias peças de presuntos penduradas no teto da loja, alguns desses presuntos podem levar até 14 meses para serem produzidos. Existe degustação no local, você pode comprar e comer ali mesmo, eles também servem pratos tradicionais de Gent e da região dos Flandres. Ótimo para dar uma descansada e recuperar as energias. 

    A parte mais movimentada da cidade é onde estão os canais e as ruas de Graslei e Kranleei, ali é o ponto de encontro de estudantes, moradores e turistas, devido á grande concentração de restaurantes, bares e cafés. 



    Foi aí que pegamos um barco para fazer um passeio guiado digno de um lindo dia de verão (fui em agosto). A visão magnífica que você tem da cidade pelos canais já vale pelo dia inteiro caminhando.  
    Durante a Idade Média, nesses canais funcionava o porto mais importante da cidade, o Porto de cereais que trazia muitos privilégios e direitos para os habitantes de Gent. Os cereais transportados pelos rios Lys e Scheldt deviam ser obrigatoriamente armazenados na cidade para posteriormente serem vendidos ao mercado de grãos. A ideia era assegurar que em Gent nunca faltasse cereais. Esta medida fez com que a maior parte dos habitantes de Gent não conheceu o que era passar fome. Outro privilégio era que só os donos de barcos oriundos de Gent, os chamados patrões livres, tinham o direito de navegar pelas águas da cidade. 









    O antigo mercado de pescados do século XVII foi completamente renovado e hoje dentro há um restaurante, algumas salas para seminários e festas e uma oficina de turismo.

    Durante a Idade Média Gent contava com uma muralha de nove portas cuja função era proteger a cidade. Na foto abaixo está a única porta da muralha que ficou conservada. 


    Este é o único edifício antigo que tem a fachada de madeira na cidade. Esta fachada data o século XVI a data em que se decidiu proibir a construção de casas de madeira, esta proibição tinha como único objetivo: reduzir os perigos de incêndio na cidade naquela época. Até esta data a cidade só contava com centenas de casas de pedras habitadas pelos ricos da época. 

    O passeio é realmente lindo e bem explicado em várias línguas. No final o guia espera gorjetas de todos, o valor é opcional. 

    No centro da cidade tem vários carrinhos vendendo Cuberdons, um docinho bem típico da região. Eu quis provar um para ver como era e o marido formigão foi lá e comprou um saco cheio. O doce nada mais é do que jujuba, puro açúcar, mas na versão colorida!


    Para finalizar nosso dia em Gent faltava apenas experimentar a única cerveja elaborada artesanalmente na cidade, a Gruut. E estar na Bélgica e não conhecer uma cerveja nova é pecadoO bar oficial e a fábrica da cerveja ficam juntos, é o Stadsbrouwerij Gruut. A cerveja tem esse nome, pois leva uma mistura de ervas (Gruut) no lugar do habitual lúpulo. Eles produzem as cervejas com tecnologia moderna, mas de acordo com as antigas tradições. 
  Eu não fui até essa cervejaria pois a ideia era ir na taverna  De Dulle Grietsuper famosa na cidade, eu estava louca para trocar meu par de havaianas usadas por um copo de cerveja! (sim, é possível fazer isso nesse bar). Mas, como era verão acho que todo mundo teve a mesma ideia e não encontramos lugar e nem ânimo de aguardar para uma mesa vagar. Fomos então na Bierhuis (a casa da cerveja) que também é muito boa, vista maravilhosa e bom atendimento. Nesses bares belgas é possível conhecer uma vasta seleção de cervejas, são mais de 250 rótulos diferentes. Como essa não foi a primeira vez que eu venho para a Bélgica com o intuito de beber, digo, passear, eu já me perdi nas contas do que já bebi, os nomes são bem diferentes e difíceis de memorizar. Pedimos para a garçonete trazer uma variedade da escolha dela para experimentarmos. Dizem que as mais famosas são a Delirium, Gueuze e Kriekse eu tomei essas? não lembro! Aliás, tem que tomar um pouquinho de cuidado com as cervejas belgas, elas enganam, possuem um teor alcóolico bem alto e você fica bêbado com muito pouco, não é aquele esquema brasileiro de beber para matar a sede, uma garrafa atrás da outra, aqui o negócio e degustar com calma. Como meu marido não bebeu porque estava dirigindo eu saí de lá trocando as pernas!  





    Gent não possui só um visual medieval, a cidade exala alegria, oferece história e arte, ótima gastronomia e lojas lindíssimas. Gent ganhou meu coração! 







Fontes: 
https://nl.wikipedia.org/wiki/Gent
http://gq.globo.com/Prazeres/Turismo/noticia/2014/07/gent-na-belgica-e-para-os-fas-de-boa-comida-e-cerveja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário