terça-feira, 10 de maio de 2016

Pompéia e Herculano: As duas cidades destruídas pelo vulcão Vesúvio

    As ruínas das duas cidades estão localizadas no sul da Itália (bem na canela da bota) ao lado da movimentada Nápoles. Antes da erupção que marcou para sempre a história do lugar e de seus habitantes, essa foi a região onde os romanos mantinham suas vilas de férias. Por estar aos pés de um vulcão as terras eram muito produtivas além de terem uma localização privilegiada na costa.
    Hoje é possível caminhar pelas ruas de ambas e ver exatamente como o povo vivia na época e tudo o que acabou ficando para trás. Apesar da terrível tragédia, foi o vulcão Vesúvio que preservou Pompéia e Herculano para as futuras gerações. 
    Mostrando a sua força descomunal o vulcão soterrou e escondeu a cidade com toneladas de cinzas por quase 1700 anos. 
Ao fundo da foto o vulcão Vesúvio visto de Pompéia





    A destruição das duas cidades foi há quase 2 mil anos, nos tempos da Roma antiga. Uma onda mortal de cinzas e gases super quentes vindas no Vesúvio sepultou as cidades de Pompéia e Herculano inteiras. 
    Mesmo sem saber se esta foi a data que realmente a catástrofe aconteceu, a história conta que as 12:00 horas do dia 24 de agosto de 79 (no início da era Cristã) a erupção transformou imediatamente o dia em noite, do céu caiu uma mistura fina de pedras e cinzas que começou a cobrir as duas cidades. A tarde um terremoto sacudiu Pompéia e Herculano, momentos depois o vulcão explodiu, lançando uma coluna de rochas e fogo por 32 km de altura. 
    Na época da erupção Pompéia tinha aproximadamente 20 mil habitantes. A população em pânico tentou fugir da cidade, mas foi em vão. Os habitantes de Herculano correram em direção do mar, mas também não conseguiram se salvar. Hoje sabe-se que não foi a lava que matou as pessoas, e sim a forte onda de calor provocada pelo Vesúvio. 
    A tragédia foi a mesma nas duas cidades, mas os restos humanos encontrados nelas são bem diferentes. Em Herculano, durante as escavações foram encontrados esqueletos amontoados, queimados e quebrados sem nenhum vestígio das roupas que usavam. Já em Pompéia o resultado é famoso, as pessoas ficaram com a forma exata em que morreram e até mesmo os contornos das roupas ainda podem ser vistos. 
    A maior parte desses corpos para a minha decepção se encontram em Nápoles (no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles). Os poucos que encontrei em Pompéia mostram posições dramáticas de agonia e dor. 

    Os corpos encontrados em Herculano estão diferentes dos de Pompéia porque 12 horas depois da erupção, uma avalanche de gás e poeira desceu do Vesúvio com uma velocidade de 130 km/h e a uma temperatura de 700 graus Celsius chamada de onda piroclástica. Ela destruiu tudo pelo caminho. Essa correnteza de gás super quente e cinzas levou menos de 5 minutos para destruir a cidade inteira de Herculado que fica a 5 km do Vesúvio. Os habitantes morreram instantaneamente. A onda estava tão quente que a carne deles se evaporou num segundo deixando apenas os ossos queimados. 
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Herculaneum#/media/File:Ring_Lady.JPG
    Já Pompéia ficava a 6 km depois de Herculano, essa distância a mais foi fundamental para resfriar um pouco a onda piroclástica. Ao chegar a Pompéia o gás não estava mais a 700 graus, mas a 300 graus Celcius, o suficiente para matar as pessoas mas sem destruir a carne ou queimar as roupas delas. As cinzas que caíram do céu cobriram as vítimas nas posições exatas em que elas estavam. Os antigos moradores de Pompéia tiveram seus corpos decompostos, mas a forma deles ficou impressa na pedra vulcânica para sempre. Os famosos moldes são como sepulturas, que mais tarde foram preenchidos de gesso para uma melhor conservação. Diferente dos habitantes de Herculano que morreram instantaneamente, os pompeianos precisaram dar as 3 últimas „respiradas da morte“. 
Corpo de uma criança
Este parecia estar rezando

O corpo do cachorro mostra nitidamente seus últimos segundos de agonia.
    A erupção vulcânica de 79 provocou uma elevação no terreno formando uma nova costa. As cinzas e a lava cobriram uma área bastante significativa. Herculano que ficava á beira do mar na época foi descoberta antes de Pompéia. As escavações foram iniciadas em 1738, mas por ter sido uma área de de difícil acesso, Herculano acabou ficando em segundo plano.
    A medida em que a cidade de Pompéia foi se revelando todos perceberam que podiam caminhar por uma cidade romana praticamente inteira, com ruas pavimentadas, lojas, casas e anfiteatros. Com exceção dos telhados e algumas paredes que desabaram com o peso das cinzas; a cidade inteira estava bem conservada.  
    A decoração original continuava nas paredes, além dos utensílios domésticos. Toda essa descoberta acabou tendo um grande impacto nos estilos neoclássicos do século XVIII e no início do século XIX por todo o mundo ocidental. 






Foi encontrado inclusive um pão inteiro mas torrado pelo Vesúvio
Muitos dos utensílios em perfeito estado
    Quando as casas de Herculano começaram a ser reveladas, percebeu-se que foi uma cidade mais rica que Pompéia; uma grande quantidade de artefatos foi encontrada e a decoração romana nas paredes de algumas delas estava intacta. 
    As duas cidades que o Vesúvio destruiu e que suas cinzas as preservaram mudou conceitos na época. Quando os afrescos foram apresentados ao mundo influenciaram na pintura, arquitetura, e até na moda europeia. Depois de verem as pinturas as mulheres se livraram das roupas pesadas do século XVII e se inspiraram nos vestidos leves da antiguidade. 



    Nos arredores de Pompéia fica o anfiteatro, provavelmente o mais antigo exemplar sobrevivente feito de pedra no mundo. A construção mostra a importância de Pompéia no império Romano. O próximo anfiteatro de pedra seria erguido 100 anos depois na própria Roma, o famoso Coliseu. Originalmente, a arena se chamava espetacular e não anfiteatro, termo que ainda não tinha sido usado na época. 
    Hoje esse notável sobrevivente do mundo romano e as duas cidades estão na lista de patrimônio mundial da UNESCO e estão entre os pontos turísticos mais procurados da Itália com aproximadamente 2,5 milhões de visitantes por ano. 


    As escavações em Pompéia e Herculano também revelaram que as cidades estavam cheias de artefatos eróticos como esculturas, afrescos, símbolos e inscrições. Até mesmo itens domésticos tinham temas sexuais. Sem sombras de dúvidas Pompéia exalava sexo por todos os cantos.
    O bordel mais antigo do mundo foi encontrado em Pompéia. O Lupanare foi aberto ao público em 2006 depois da restauração dos afrescos e do telhado. No piso térreo estão 5 pequenos quartos com camas de pedra que possivelmente eram revestidas com colchões de palha e tecidos, nas portas apenas cortinas de retalhos. Nesta parte térrea o bordel recebia quem chegava da rua. O corredor é decorado com uma série de painéis eróticos, mas ainda não está claro se as imagens nas paredes foram propagandas para os serviços oferecidos ou meramente destinados para aumentar o prazer dos clientes do Lupanare.
    Já no piso superior não tem arte erótica e nem camas de pedras. Ali era um cômodo só, onde muito provavelmente tinha camas de madeiras e muitos tecidos para uma sala de alta classe. (Esta parte do prostíbulo não estava aberta ao público.)
Lupanare
Painéis eróticos
Um dos 5 quartos do piso térreo
Banheiro
    Foram encontrados em Pompéia 41 bordéis, sem contar os bares e tabernas onde também era vendido sexo. Estima-se que era o sexo que movimentava a economia da cidade. Muitas casas de famílias tinham um quarto escondido aos fundos onde uma prostituta trabalhava. Era escondido para não denegrir a imagem do dono da casa. 
    Como os casamentos nessa época eram por conveniência, o índice de traição era muito alto, as mulheres também cometiam o adultério, mas tinham que ser discretas, caso fossem descobertas eram mortas. 
    Também foram encontrados em Pompéia 13 quartos voltados para a rua, esses serviam como prostíbulos, mas com preços inferiores, as prostitutas eram geralmente escravas ou ganhavam muito pouco pelo serviço (o equivalente a um pedaço de pão). Nestes pequenos quartos de rua as prostitutas esperavam seus clientes do lado de fora, na beira da estrada ao lado de seus cafetões que as negociavam. 

    Uma expressiva coleção de objetos e afrescos eróticos foi reunida em Pompéia, mas foram consideradas obscenas demais e permaneceram até recentemente escondidas em um „museu secreto“ na Universidade de Nápoles. Grande parte destes afrescos mostram humanos tendo relações sexuais até mesmo com animais. Em resumo, muita coisa de Pompéia está em Nápoles, e como a minha viagem já estava toda programada, acabei ficando sem ver tudo.

     
    Se depois do passeio ainda sobrar tempo (o que não foi o meu caso) é possível conhecer de perto o Vesúvio, praticamente todos os dias do ano ônibus e automóveis sobem a estrada ao norte com milhares de pessoas querendo ver o vulcão e perto. Logo no interior da cratera existe uma lava seca; uma lembrança aos visitantes de que o Vesúvio é considerado um dos vulcões mais ativos da terra.  

    Como o nosso tempo foi curto e eu queria caminhar com calma, escolhemos explorar apenas Pompéia. É preciso no mínimo 3 horas para ver o principal da cidade. Antes de sair do Hotel baixe o aplicativo de Pompéia que é bem útil, lá você vai encontrar o mapa da cidade com os nomes certinhos dos monumentos e ruas para se localizar melhor. 
    Herculano tem menos gente e é mais fácil de caminhar entre as ruínas por ser menor, mesmo assim os turistas preferem a famosa e imponente Pompéia que é maior e lotada de visitantes. 
Necrópole



 Observações importantes: Pompéia também é conhecida mundialmente pela grande onda de roubos a turistas e ao próprio patrimônio. Como a cidade ficava no caminho para o Hotel pensamos em passar o dia em Pompéia e depois ir para o Hotel, mas depois de ler tantos incidentes com turistas achamos melhor levar as malas para o hotel primeiro e depois voltar. Se estiver de carro como nós, não deixe nada dentro que chame atenção. Se o carro for alugado como também foi o nosso caso, precisa ficar em estacionamento fechado, caso contrário se ele for roubado o seguro não vai cobrir por se tratar de uma zona perigosa da Itália. Isso vai estar escrito no contrato de locação. 
    Deixamos o carro no estacionamento Spartacus, mas não recomendo, custou 10 Euros, mas fomos praticamente „obrigados“ a pagar uma gorjeta bem gorda para o senhor que cuidava. Eles te obrigam a manobrar o carro em vagas minúsculas sem espaço para os veículos do lado saírem depois. Perdemos meia hora para estacionar e mais meia hora para tirar o carro na volta. Fora esse perrengue todo eles queriam nos obrigar a comprar um mapa e um guia de Pompéia por um preço exorbitante. O lugar também serve de estacionamento para Trailers, que pareceu ser bem melhor e maior do que o de carros. 

Valor do Ticket: 
13,00 Euros Pompéia e 
11,00 Euros Herculano


    O passeio em Pompéia é uma verdadeira aula de história, que te faz regressar ao tempo instantaneamente. Aquela sensação de abandono de que tudo foi deixado as pressas por uma força maior aida paira pelo ar.
    Mesmo hoje, dois terços da cidade ainda permanecem soterrados debaixo de prédios e construções atuais e talvez nunca sejam revelados ao mundo.




Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Herculaneum
https://en.wikipedia.org/wiki/Pompeii
https://it.wikipedia.org/wiki/Pompei_antica


Nenhum comentário:

Postar um comentário