domingo, 7 de dezembro de 2014

Assisi - Morrendo de amores pela terra de São Francisco de Assis

    Pela quantidade de posts da Itália nesse blog, acho que seria justo renomeá-lo para "Italialândia". O país acaba sempre sendo uma das escolhas de nossas viagens, e com a família junto certamente não seria diferente.
    A dica para conhecer a cidade de Assis (Assisi em italiano) foi da minha amiga Fernanda que é super devota a São Francisco. Como eu não conhecia e ficava a caminho do nosso destino final (Roma), fiquei bem empolgada com o roteiro.
    Nos despedimos da Alemanha com 7 graus de temperatura e as malas cheias de roupas de frio. Chegamos na Itália "cozidos" do calor. O dia em Assis estava lindo, com o sol torrando nossas cabeças. Como eu já queimei o couro cabeludo uma vez (por coincidência na Itália) tratei logo de comprar um chapéu na feirinha assim que chegamos. Improvisamos com o pouco de roupa "fresca" que tínhamos, com mais dois quilos de protetor solar. Todos prontos e contentes para a jornada na cidadezinha encantada.
     O centro histórico fica bem em cima de um  morro, e o estacionamento fica embaixo. Graças a Deus e a São Francisco de Assis tinha escadas rolantes para subir.



     Depois de vários degraus, eis que surge a recompensa: A cidade é linda!
Toda feita de pedras, abraçada por muitas árvores de olivas e com uma energia maravilhosa. Coisa de filme sabe?




     Assis não é só conhecida por ser a cidade onde nasceu São Francisco de Assis e Santa Clara, que tanto se dedicaram aos mais pobres e aos doentes. Durante a Segunda Guerra Mundial, no período de ocupação alemã, a cidade foi invadida por milhares de refugiados; entre eles 300 judeus. Com a ajuda do bispo Dom Giuseppe Nicoli, seu secretário e do guardião do Convento de São Damião, Assis se tornou um dos principais centros de resistência civil italiana para o Holocausto. Os judeus refugiados ficaram disfarçados como monges e monjas, escondidos em caves e adegas e com documentos falsos. Os refugiados eram homens, mulheres, crianças, idosos e doentes, todos foram protegidos por uma extensa rede de solidariedade que se estendia também a outras áreas da região da Umbria. As crianças judias ainda tinham uma escola onde recebiam instrução religiosa judaica. Com a ajuda do coronel Valentin Müller que pasmem, era alemão,  Assis foi declarada como uma zona de hospital e nenhum judeu foi deportado da cidade. 
    Todos os acontecimentos registrados em Assis só enfatizam que a cidade é realmente mágica, berço de pessoas que nasceram para ajudar ao próximo.






    O centro histórico é formado por verdadeiras ladeiras e só os moradores podem usar carro nessa área. Mas apesar das subidas e descidas, caminhar pela cidade é muito agradável e prazeroso. Percebi que até os turistas conversavam baixinho para absorver toda a paz que resplandecia o lugar. 
    A praça central (Piazza del Comune), tem prédios e torres que foram construídos durante os séculos 13 e 14. E o Templo de Minerva durante o século 1 antes de Cristo.



Templo de Minerva


    A Basílica de São Francisco de Assis é o monumento mais importante da cidade. São duas igrejas, uma construída sobre a outra. A baixa é do século 13 com vitrais belíssimos; junto com o complexo está a cripta onde estão guardados os restos mortais de São Francisco de Assis. A Basílica alta, também do século 13  possui 28 afrescos que retratam a vida do Santo. Não existe nada de luxo nesse complexo, a Basílica é discreta como foi a vida do Santo. 
    Para entrar na basílica não pode estar com vestimenta curta (blusas de alcinhas e shorts curtos). Fotos no interior da Basílica também não são permitidas.


Vista da Basílica de baixo do morro



Aqui estão os restos mortais de São Francisco de Assis.
    A Igreja de Santa Clara, a Santa que seguiu os passos de São Francisco de Assis. Aos 18 anos abandonou o lar de família rica para dedicar a sua vida aos mais necessitados, vivendo na mais absoluta pobreza. Fundou na cidade de Assis a Ordem religiosa feminina conhecida como a Ordem de Santa Clara.




    Ao contrário do que muitos pensam, Assis não é só uma cidade para a peregrinação de católicos, a cidade é linda, com incrível arquitetura e história. Merece pelo menos um dia de caminhada para contemplar sua beleza.



    São Francisco de Assis: Se o hoje a cidade é tão famosa, parte disso se deve ao Santo padroeiro dos animais e dos mais pobres. Foi em Assis que ele nasceu em 1182, filho de pais comerciantes ricos, onde cresceu com todo luxo e conforto. Depois de ouvir chamados divinos para dedicar a sua existência a Deus, e um pedido para reconstruir uma igreja abandonada na cidade, o jovem pega peças de tecido da loja de seu pai e vende na cidade por preços mais baixos, com o valor arrecadado começa a reconstrução da igreja. O pai descobre e fica enfurecido, São Francisco então, tira as próprias roupas do corpo e devolve ao pai, avisando que abdica de toda a sua herança, e faz votos de pobreza diante de todos.
    A partir desse momento São Francisco começa uma nova vida e assume o compromisso de dedicação e ajuda aos pobres e doentes. Junta ao redor de si um grupo de seguidores, com quem formou a Ordem dos Franciscanos, que renovou o catolicismo naquele tempo. 




    Depois de conhecer Assis, de alguma forma algo mudou dentro de mim e da minha família, eu já li e ouvi exatamente a mesma coisa de outras pessoas. Continuamos nossa viagem mais leves, como uma paz que pairava sobre todos.





    PS: Este post é dedicado a minha mãezinha linda. Um ser maravilhoso, que como São Francisco de Assis também faz a parte dela para ajudar pessoas e animais. Tira dela para doar a quem precisa e está sempre disposta a ajudar. Conhecer Assis ao lado dela só me fez admirar ainda mais o caráter e exemplo de vida que ela segue. Amo você mamãe. :)






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário