terça-feira, 31 de maio de 2016

Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro de carro

O Mês de Maio aqui na Alemanha é recheado de feriados, aproveitamos esses dias com mais alguns outros de férias e resolvemos curtir um calorzinho na antiga Jugoslávia, que hoje são os países da Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Macedônia e Kosovo (este ainda não é reconhecido como independente por alguns países como o Brasil).
    A ideia era ir só até a Croácia de carro, mas como sempre eu acabo aumentando o roteiro original drasticamente... "se está na chuva é pra se molhar". Sempre nas nossas viagens acordamos cedo e vamos dormimos tarde, deixamos para descansar em casa, são férias sofridas mas bem aproveitadas! Vai saber se eu dia terei novamente a oportunidade de voltar para algum lugar desse.
   Nesta viagem em especial eu queria conhecer muita coisa e curtir uma praia, de avião perderíamos muito tempo,  então foi mais viável ir de carro, foram mais 4.000 quilômetros percorridos. Atravessamos a metade da Alemanha, depois a Áustria, a Eslovênia inteirinha e finalmente chegamos na Croácia, não contentes com esses 4 países ainda fomos para Bósnia e Herzegovina e Montenegro.

Para acrescentar um pouquinho de emoção nesta viagem; não reservamos hotel nenhum com antecedência, estávamos dependendo da previsão do tempo, como naquela música  do Jota Quest "pra onde tenha sol, é para lá que eu vou"... Não podíamos perder nenhum dia trancados no hotel com chuva, a única coisa que eu tinha certeza eram as cidades na qual eu queria ver, a sequência foi na sorte! E a nossa estratégia deu certo, decidíamos um novo destino um dia antes de partir e reservávamos o hotel.  Todos os dias foram bem aproveitados com sol em todos eles. Para não dizer que foi tudo perfeito levamos azar em um hotel em Munique, era horrível e sujo, nada parecido com as fotos do Booking, mas todos os outros foram ótimos.
Ah, eu jamais faria isso na alta temporada, a probabilidade de ficar sem ter onde dormir é bem grande.

Pedágios e controle de Fronteiras:

Alemanha: não é preciso pagar absolutamente nada.
- Não existe controle de fronteira.
- Apenas paramos para dormir na cidade de Munique

Áustria: É preciso comprar uma vinheta para colar no carro no valor de EUR 8,80 com validade de 10 dias e passamos por duas estradas na qual precisou pagar pedágio, ambos  custaram EUR 11,50 cada.
- Não existe controle de Fronteira

Eslovênia: É preciso comprar uma vinheta no valor de EUR 30,00 com validade para 30 dias. Também existe uma vinheta para 7 dias com valor inferior caso você fique menos dias. Pagamos mais dois pedágios de 12,50 euros, um na entrada e outro na saída.
- Não existe controle de fronteira
- Conhecemos a cidade de Bled, parte do Parque de Triglav e o Lago Bohinjsko

Croácia: As auto-estradas são todas com pedágio. Você entra nelas, retira o ticket na máquina e assim que sair para entrar em alguma cidade paga o quanto andou. Foram muitos, o valor total foi de EUR 104,00 (mas rodamos a costa inteira da Croácia) . Tudo pago com cartão de crédito.
- Existe controle de fronteira, é necesário apresentar passaporte, falar para onde está indo e se tem algo a declarar, bem tranquilo, eles carimbam o passaporte e tchau.
- Conhecemos as cidades de Pula, Lagos de PlitviceTrogirSplit**, Zadar e Dubrovnik.

Bósnia e Herzegovina: Não possui pedágios e não precisa comprar vinheta. Porém as estradas são bem ruins.
- Existe controle de fronteira, só precisa apresentar passaporte e documento do carro.
- Conhecemos a cidade de Mostar.

Montenegro: Não possui pedágio e nem vinheta. E por onde andamos as estradas estavam boas.
- Existe controle de fronteira e esse foi mais rigoroso, é preciso apresentar passaporte, visto caso more na Europa como nós, documento do carro, e o seguro do carro (papel verdinho), o policial vai perguntar se não tem nada a declarar, carimba o passaporte e tchau.
- Conhecemos as cidades de Kotor e Perast

Nenhum dos controles pediram carteira de motorista e nenhum deles revistou o carro. Li em um blog de uma australiana que esqueceu os passaportes no Hotel e deixaram ela passar sem problemas, ela só precisou falar que era da Austrália e a cidade na qual estava indo.

*Se você for conhecer só a Croácia e a cidade de Dubrovnik está no seu roteiro, vai ter que passar pela Bósnia e Herzegovina, não tem jeito, são 25 quilômetros pela cidade de Neum e logo estará novamente na Croácia.

Importante: Nesses controles de fronteiras, só passam dois carros por vez, o que acaba gerando filas. Como fomos no final do mês de maio, foi tranquilo, o máximo que esperamos foi 10 minutos. Mas se você está programando a viagem para Julho e Agosto que são os meses de alta temporada aqui na Europa, prepare-se para pelo menos 1 hora de fila embaixo de um sol fortíssimo, carro sem ar condicionado não vai rolar.

Sobre as pessoas...
Gente, que povo mais querido, fomos extremamente bem tratados em todos os hotéis e estabelecimentos, são simpáticos, hospitaleiros e não medem esforços para ajudar.
Cada vez que chegávamos em um hotel éramos recebidos com bebidas (cerveja, licor ou cachaça), eu até olhava desconfiada e pensava, „vão cobrar por isso, claro“ mas não, era de graça mesmo! Ah, e eles adoram os brasileiros :)

Sobre dinheiro...
Sempre li e ouvi que a antiga Jugoslávia era bem barata para viajar... Mas não achei isso tudo não, os hotéis de fato são bem mais em conta comparados aos da Alemanha e França por exemplo. Já o restante como entradas, tours e comida achei tudo igual.
Apesar do cartão de crédito ser bem aceito, é provável que você precise trocar dinheiro pelo menos na Croácia.
Eslovênia: usa o Euro
Croácia: usa a Kuna (1 Euro equivale a 7 Kunas). Só aceitam Kunas ou cartão de crédito.
Bósnia e Herzegovina: Usa o Marco conversível (1 Euro equivale a 2 Marcos). Usamos Euros no comércio e cartão de crédito sem problemas.
Montenegro: usa Euros

** As cidades pequenas foram sempre as melhores, são lindas, calmas, de fácil acesso e dispõem de lugares para estacionar. Já as maiores é um „Deus nos acuda“, chegamos em Split e desistimos da cidade por não encontrar lugar para estacionar perto do centro, tudo muito tumultuado e bagunçado. Como a cidade não tinha praias bonitas, nem atrações tão interessantes assim, e já estávamos sem paciência e cansados; desistimos depois de uma hora tentando!

Aos poucos pretendo postar sobre cada uma das cidades, aguardem...