domingo, 15 de maio de 2016

Paestum - Itália

    Eu sei... parece a Grécia, mas juro que é a Itália. 
    Situada na região da Campânia no sul da Itália, Paestum ou Pesto (em português) é uma verdadeira obra prima da Grécia antiga, mas especificamente da Magna Grécia; mas que hoje pertence a cidade italiana de Capaccio na província de Salerno. 
    Paestum foi fundada pelos gregos em torno do século VII aC com o nome de Poseidonia, a cidade de Netuno (o deus do mar); mais tarde veio a ser ocupada pelos Lucanianos que mudaram seu nome para Paistom, até que finalmente se tornou uma próspera colônia de Roma na qual veio a se chamar de Paestum (do latim). 
    Paestum só foi redescoberta no século XVIII, mostrando uma grande importância em suas ruínas preservadas e se tornando um famoso sítio arqueológico reconhecido pela UNESCO.  
Via sacra, a principal rua da cidade romana

Santuário de Fortuna Viril - Estutura de pilares com piscina.

O anfiteatro construído pelos romanos está em pior estados que os templos que são mais antigos.

Capela subterrânea Heroon
    Em uma planície verde estão três grandes templos gregos majestosos, tumbas, anfiteatro e outros edifícios. Mas a maior parte do sítio ainda não foi escavada. 
    Hoje, o sítio arqueológico é aberto ao público e oferece um caminho muito sugestivo e único entre as ruínas. Em um dos templos é possível entrar em seu interior e seguir parte das paredes e pilares. E ainda é possível visitar um moderno Museu com uma grande quantidade de objetos de arte de uso diário, além de alguns dos extremamente raros exemplares de pintura da Grécia Antiga. 



    Os templos estão em excelente estado de conservação, foram construídos pelos gregos e reforçados pelos lucanianos e pelos romanos. 
    O Templo de Hera, é o mais antigo templo em Paestum, acreditava-se ser 'a basílica“ mas na verdade ele foi dedicado a Deusa Hera. 



    O templo de Netuno, o deus protetor da cidade foi construído por volta do século V aC e se assemelha a uma enorme construção de travertino, com uma cor dourada quente que varia em diferentes momentos do dia. É uma joia da arquitetura dórica, simplesmente majestoso e elegante. 





    O templo de Ceres do século VI na verdade é dedicado a Deusa Atena, nos tempos medievais foi transformado em uma igreja e contém, ao lado do muro de fora três túmulos cristãos. 

    Os templos refletem a luz natural de uma forma diferente e única dependendo da hora e estação do ano. Eu fui no mês de março e peguei o por do sol mais lindo que já vi em toda a minha vida. Os raios do sol refletiam nas colunas deixando-as reluzentes e ainda mais imponentes e majestosas. Muitos escritores, poetas e artistas como Goethe, Shelley, Canova e Piranesi ficaram fascinados com o espetáculo, que era uma verdadeira fonte de inspiração para eles. 




     Terminamos o nosso dia tomando sorvete e apreciando o mais lindo por do sol em um cenário magnífico, com uma atmosfera única, entre as obras das grandes civilizações do passado. 


*O valor do ticket é de 7,00 Euros (está incluso a visita ao Museu também)


Fotes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário