sexta-feira, 21 de março de 2014

A Alemanha e o meu bicho de sete cabeças

      Olá (leia-se uma saudação envergonhada – primeiro post). Hoje pela manhã eu estava lembrando as minhas pérolas aqui na Alemanha, são tantos momentos engraçados, outros, porém nem tanto...  Mas ambos  merecem serem registrados. Então pensei: Vou escrever um blog, meu diário moderno.  Daqui uns 10 anos tenho certeza que não será mais moderno, mas irei rir muito lendo isso tudo. E também, a construção desse blog será uma forma da minha família participar da minha vida de longe! Não é para ser famoso, apenas para registrar o MEU ponto de vista.
      Eu sei que todos pensam que morar na Europa é a melhor coisa que pode acontecer na vida de um indivíduo, países de primeiro mundo, qualidade de vida, viagens, compras, e a palavra que está na moda: ostentação! De fato, se você tiver muito dinheiro é tudo isso, associado ao pequeno detalhe de se viver em uma cultura diferente, língua diferente, pessoas diferentes, nada é como no meu amado Brasil.  Adaptação é a palavra que reina absoluta na minha cabeça. Porque não volta para o amado Brasil, para perto da família? – Porque o marido no momento trabalha aqui. Simples né!
      Começando pelo meu “bicho de sete cabeças” na verdade 138.837.475.645 cabeças! A maldita digo, abençoada língua alemã, aih... como eu a odeio, meu marido diz que eu criei um bloqueio na minha cabeça, desta forma ela fica mais difícil do que é, detesto concordar, mas ele tem razão.  Quando me falavam que o alemão era difícil, eu imaginava mais difícil que o inglês, sempre detestei Inglês, pensei então: vai ser tão ruim quanto. Mas para a minha surpresa o Deutsch é absurdamente mais difícil, ouso até em dizer que gosto do Inglês agora e como é uma língua fácil! Haha Quanto mais eu estudo o alemão, mais eu esqueço o português e mais eu vejo que tem mais gramática pela frente. Portanto, erros de português e principalmente com concordância podem acontecer. Desculpa, minha querida Tania Denise (minha professora de português).
       Ainda não sei se posso arriscar a dizer que consigo me virar com a língua, falo como índio claro! Em maio fará 2 anos que montei aqui meu "habitáculo" . Fome eu já não passo mais. Se o indivíduo alemão tiver paciência (existe alemão com paciência?) ele vai me entender. Se não tiver vai virar as costas e me deixar falando sozinha.
      Quanto tempo leva para aprender a falar alemão? Para os ABENÇOADOS, dotados de uma incrível inteligência, um ano, um ano e meio!  Eu nunca vi, mas já escutei. Os brasileiros e outros gringos que encontrei por aqui sempre falam “até hoje eu não sei”, “ah, em sete anos aprende, talvez dez”.   A frase que mais condiz é do meu amigo André: “alemão, ou você nasce sabendo, ou morre aprendendo”.
      É uma linda frase de estímulo para se terminar esse post!  Pra você que está disposto a aprender essa língua: ÂNIMO E PERSEVERANÇA! Um dia você consegue, e eu também se Deus quiser.


beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário