Fazendo essa viagem de carro, fiquei analisando as estradas
da Alemanha, Suíça e Itália. Na Alemanha elas estão sempre em reforma, muitas
vezes para não dizer todas. Eu particularmente acho desnecessário, se o asfalto está em bom estado pra que
trocar? Nunca tem nenhum buraco, nenhuma rachadura, mas lá estão os alemães
fazendo um novo. A foto abaixo não me deixa mentir.
Algo de errado com o asfalto do lado esquerdo?
Exageros à parte as Autobahn
da Alemanha são geralmente com três vias e em alguns trechos você vê bem mais
que isso. Além de o asfalto ser sempre
impecável, é tudo muito bem sinalizado, e ao longo do acostamento sempre tem
telefones para emergências e paradas para você descansar, comer e ir ao banheiro. Em grande parte dos trechos não há limite de
velocidade, naqueles que existem, geralmente são em estradas com obras, perto das
cidades e em estradas perigosas. Nesses trechos é bem possível ter radares de controle de
velocidade. Alemães são bem rígidos com suas leis de trânsito e as multas são
bem caras.
Mas o ponto que eu queria chegar são os pedágios, em toda a Alemanha você não vai pagar nenhum centavo em pedágios e vai usufruir das melhores estradas. Isso serve para carros e motos, já que caminhões pagam um imposto que depois o governo devolve para quem é cidadão alemão.
Mas o ponto que eu queria chegar são os pedágios, em toda a Alemanha você não vai pagar nenhum centavo em pedágios e vai usufruir das melhores estradas. Isso serve para carros e motos, já que caminhões pagam um imposto que depois o governo devolve para quem é cidadão alemão.
Saindo da Alemanha e entrando na Suíça a primeira coisa que
tem que se fazer é comprar um adesivo e colar no carro para poder transitar
pelas estradas suíças. Esse adesivo
custa 35,00 euros ou 40,00 francos e pode ser comprado em postos de combustíveis ou quiosques, ele
é válido para o ano inteiro. Se não comprar corre um grande risco de
levar uma multa bem cara. Agora, o visual que
as estradas da Suíça te proporcionam você não vai ver em lugar nenhum desse mundo, te faz esquecer até do valor cobrado para circular pelo País, que diante de tanta beleza se torna bem barato. Os Alpes
vistos bem de perto com neve, todas as montanhas menores, as cidadezinhas em
torno dos lagos, as casas maravilhosas ao pé das montanhas, tudo lindo demais. As estradas são tão bem conservadas quanto as
alemãs (pelo menos nos trechos que eu andei). Sem contar na grande quantidade
de túneis que é preciso atravessar, alguns chegam até a 34 quilômetros de extensão. Todos são sinalizados, com telefones e saídas
de emergência. Em um desses gigantes túneis pagamos um pedágio de 25,00 euros, mas
como era divisa com a Itália não sei dizer de qual país essa cobrança
pertencia.
É o visual mais lindo do mundo para viajar.
Agora descendo para a Itália o bolso vai doer e muito. São
muitos os pedágios em um curto trajeto.
Começamos com 2,60, no próximo 2,40, mais 5,90, depois um de 25,00 e
assim por diante. Ao total pagamos mais de 75,00 euros, e não atravessamos nem a metade do País. A Itália toda tem
pedágio. As estradas estavam em boas condições (só o que faltava estarem ruim), mas não vi
nenhuma parada para descansar nem banheiros, nem telefones. Sem contar que a
vista não é nada bonita.
Agora porque a Alemanha consegue manter as estradas sem
cobrar pedágios e a Itália não? Não acho justo com a população alemã pagar em
outros países um valor bem abusivo enquanto no País da batata todos andam de graça
e dão preferência a passarem pelas suas estradas para evitarem pedágios. Eu hein? Quero desconto no meu imposto então.
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