quinta-feira, 27 de março de 2014

Moda é cultura

     Lá estava eu andando pelas ruas da Itália, com aquela cara de turista feliz, até perceber que todo mundo na rua ficava me olhando, pensei: “estou cagada e não sei?” não! são apenas italianos admirando ou desaprovando meu modelito do dia. Sim os italianos são como os brasileiros, julgam as pessoas pela maneira de se vestir.  Tenho que dizer que as roupas e calçados italianos são lindos e muito me agradam. Mas deu saudade dos alemães e principalmente da cultura de “cada um cuida da sua vida”.
     Claro que depois de quase dois anos morando na Alemanha eu já estou de certa forma acostumada com os vícios alemães e acho (quase) tudo normal. Não tem esse negócio de ficar se arrumando pra sair de casa, se você estiver pintando as paredes da sua sala e precisa ir ao mercado, é com essa roupa velha e toda pintada que você vai! Ninguém vai ficar te olhando de cara feia. E isso é ótimo! Na Alemanha você jamais vai perceber se a pessoa é rica ou pobre pela forma na qual se veste.
     Certa vez pedi a uma conhecida alemã que é estilista da C&A o que ela achava das roupas e calçados brasileiros. Ela disse que não gostava de nada, que achava tudo feio e sem graça. Na visão de um alemão deve ser tudo muito chato mesmo, pois eles gostam mesmo é do colorido, calça amarela com casaco xadrez em vermelho e verde; saia longa de tule e tênis, (ou algo do gênero). No começo eu olhava assustada para as pessoas, agora já estou tão acostumada que acho tudo normal. Calma, eu ainda não estou usando sandália com meia, o meu bom senso brasileiro ainda prevalece.
     Agora o que eu não consigo engolir de jeito nenhum é o fato de usarem o mesmo casaco o inverno todo sem lavar, andando com ele todo sujo e fedorento! Já passei pela péssima experiência de sentar no trem do lado de um senhor com um casaco fedido desse, tive que sair na mesma hora, era impossível aguentar o mau cheiro. Nessas horas eu penso em como é bom ser brasileira limpinha. Quando eu frequentava a escola VHS de Colônia, meus colegas de classe vieram me perguntar se eu era brasileira, respondi que sim e perguntei o porquê, a resposta foi cômica: “porque você troca de roupa todos os dias” Surreal pra você? Eles acham engraçado. Apenas culturas diferentes.
    Lógico que aqui também tem aquelas pessoas chiquérrimas ao olhar de um brasileiro e que trocam de roupa com frequência, são estilos diversificados.  As lojas de vestuários estão sempre bombando, você sempre vai encarar uma fila no caixa em uma loja, sendo ela cara ou não. E sempre vai ver as pessoas na rua com seu estilo próprio, cada um faz a sua moda e ninguém olha torto!  

Um comentário:

  1. E a Marinha, chiquérrima em todos os países.... essa minha amiga é chique demais!!! Adorei seus posts...

    ResponderExcluir