quarta-feira, 26 de março de 2014

Saluzzo (Itália) - Muito mais que ruelas medievais

     Segunda vez na cidadezinha medieval mais simpática da Itália, não sei se é porque eu já estou acostumada com a frieza dos alemães, mas toda vez que saio pelas ruas de Saluzzo me surpreendo com a hospitalidade de seus moradores. Todo mundo que passa por você na rua dá bom dia com um sorriso largo; os funcionários do comércio te atendem bem e sempre bem humorados, todos tentam ajudar de alguma forma mesmo sem você pedir. A cidade não é turística, são raríssimas as pessoas com uma câmera na mão. Dessa vez acho que só tinha eu desbravando as ruelas de pedras. Quando eu estava fazendo fotos das montanhas que cercam a cidade, um senhor de uns 70 anos ou mais veio pedir se poderia me ajudar. Tentei agradecer a preocupação dele da melhor forma que encontrei, o pouco de italiano que sei aprendi com minha vó quando eu ainda era uma criança. Quando falei isso a ele percebi a satisfação ainda maior que ele teve em me ajudar. Explicou sobre as montanhas, sabia até a altura de cada uma delas, falou sobre a cidade, as festas, a arquitetura. E para minha surpresa, pediu que eu esperasse um pouco até falar com sua esposa, ele queria perguntar se podia passar comigo por dentro da casa deles para ver de lá a montanha mais alta da região. 
     Permissão concedida lá fui eu feliz da vida e encantada com a dedicação do senhor que me acompanhava explicando cada detalhe da cidade e da famosa montanha, que segundo ele tinha mais de 850 metros de altura.  Antes de nos despedirmos, ele se certificou se eu lembrava do caminho para retornar ao hotel, e ainda me aconselhou a andar o máximo possível pelas poucas calçadas que existiam, para no final do dia meus pés não doerem tanto.  É possível tanta “fofurisse” em uma pessoa só? Esse foi apenas um dos exemplos de como os habitantes de Saluzzo são hospitaleiros.  Acho que sei porque é considerada uma das cidades italianas com maior qualidade de vida. Encantada :  )

                                                    O Céu estava um azul digno de cartão postal



                                         Essa é a montanha vista dos fundos da casa do simpático italiano








Nenhum comentário:

Postar um comentário