segunda-feira, 14 de abril de 2014

É bom ter amigos brasileiros por perto

     Em 2012 foi o ano que eu decidi mudar radicalmente de vida, larguei meu trabalho de seis anos no Brasil, mãe, pai, irmão e cachorro,  e vim pra Alemanha. Com quatro malas, alemão zero, e uma coragem que nem eu sei de onde veio.  Claro que meu marido (na época era meu namorado) já estava morando aqui e pode me dar todo o apoio necessário.
     Mas para uma mulher independente precisar de ajuda até para ir no médico é frustrante. Tudo era diferente, tudo parecia ser complicado demais. O cabelo começou a cair e a pele ressecar por conta da água com calcário que tem aqui, logo eu a pessoa mais alérgica desse mundo comecei a desenvolver uma alergia que tenho até hoje na pele também por conta da água. Banho duas vezes por dia nunca mais, esse luxo só posso me dar no Brasil com água de cloro. Mas o problema não era só na água, acabei descobrindo que não vendia anticoncepcional na farmácia sem receita, nenhum cabeleireiro sabia fazer meu cabelo como no Brasil, que não existia lavanderia nos apartamentos, tem que usar a banheira para lavar calçados, não podia gastar muita água, não podia fazer barulho, eu demorava duas horas no mercado para encontrar os produtos na qual eu desejava comprar, e muitas vezes errava, mas de contrapartida  acabava descobrindo coisas novas. Os obstáculos a superar eram grandes e intermináveis.
    Na segunda semana já comecei a ir pra aula de alemão, sozinha de trem. O medo de acabar perdida era grande, mas o medo de frequentar aulas onde o professor só falava alemão era maior ainda. Toda a minha independência foi por água abaixo. Eu me sentia uma criança boba e medrosa.
     Dois meses depois eu fui apresentada aos brasileiros que trabalhavam junto com o meu marido aqui na Alemanha, eram sete pessoas (o número é alto porque a empresa é brasileira). E entre essas sete pessoas eu conheci a “santa” Samara que se tornou uma irmã na minha vida.  Ela era casada, com dois filhos, e já estava nove anos na Alemanha. Com toda a paciência do mundo ela me ensinou tudo o que pode, começamos a sair juntas, acabei conhecendo mais brasileiras e meu vínculo de amizade estava grande o suficiente para alguém que não mora no Brasil.  Ela tinha muitas histórias pra contar, muitas experiências para compartilhar que contribuíram muito para minha adaptação aqui. O que eu não sabia e precisava de ajuda eu podia contar com ela. Logo ela e sua família viraram a minha família “alemã”, e eu me apeguei fortemente aos seus dois filhos. Adorava quando chegava o fim de semana pra ir à casa da Samara comer bem (ela é fera na cozinha) e passar mais tempo com as crianças. Eles eram o meu “passaporte” para o Brasil.
    Mas como nada é fácil por aqui, alguns meses depois foi um casal embora e um ano depois foi a Samara com seus filhos. Fiquei triste em saber que não teria mais minha grande amiga por perto, mas ao mesmo tempo feliz em saber que estavam voltando para sua terra natal, as crianças iriam crescer do lado da família, com avós, primos e tios por perto. Ela será para sempre a minha heroína, exemplo de superação e motivação para viver 10 anos longe de casa com marido e dois filhos. Agora o nosso contato é por telefone e quando vamos ao Brasil é encontro garantido. Uma amizade que aconteceu em outro continente e que vai durar a vida inteira.
    Nesse meio tempo eu acabei fazendo novas amizades na escola com pessoas do mundo inteiro, e a maioria delas já foi embora também. É preciso se acostumar com despedidas frequentes por aqui. Hoje tenho apenas uma amiga colombiana, duas brasileiras e nenhuma alemã. Não sei é só falta de contato e de oportunidade; mas eu continuo achando os alemães um povo frio, de difícil entrosamento, ainda mais com estrangeiros que não dominam a língua como eu. Talvez daqui alguns anos eu conquiste a amizade de algum deles. Ou não, estou preparada pra tudo.
    Mas, mesmo sabendo que a receita para pegar fluência na língua é ter contato apenas com os alemães e ficar o máximo possível distante dos brasileiros, pra mim isso não se aplica. Brasileiros serão sempre minha família na gringa, aquelas pessoas que me fazem rir e me sentir mais perto do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário