quarta-feira, 23 de abril de 2014

Normandia Parte III - Arromanches-les-Bains (Gold Beach)

    Antes de falar da cidade é preciso saber que os 80 quilômetros de praia da Normandia onde aconteceu o desembarque das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial foi dividido em cinco setores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Nessas praias é possível encontrar um acervo bem grande de museus, memoriais, ruínas e cemitérios. 




    Arromanches fica na costa marítima também conhecida como Gold Beach, é o tipo de cidade para quem gosta de história, se você não é uma dessas pessoas melhor nem ir, o lugar respira as lembranças da Segunda Guerra Mundial e guarda as mais impressionantes ruínas das batalhas ali travadas. 









     Depois da invasão colossal que ficou conhecida como o "Dia D" que ocorreu em 6 de junho de 1944, o vilarejo de pescadores Arromanches foi o escolhido pelos aliados para sediar o grande porto artificial, o famoso "Mulberry" renomeado pelos ingleses de "Porto Winston" em homenagem a Winston Churchill. As placas de metal  para a construção do porto foram rebocadas por navios partindo da Inglaterra pelo Canal da Mancha. 
    O porto artificial foi construído rapidamente para facilitar a logística de suprimentos para as praias, foi utilizado por 100 dias e por ele passaram 400.000 soldados, 500.000 veículos (tanques de guerra, caminhões e outros veículos) e mais de 4.000.000 toneladas de equipamentos. 


Uma das placas de ferro

    Nós tivemos o azar de chegar à praia com a maré alta, mas mesmo assim foi possível observar parte dos enormes blocos de concreto do porto na água.






    Toda a história da construção do porto e a invasão das tropas aliadas é contada no Museu do Desembarque (Musée du Debarquement) que fica na beira da praia. O museu é pequeno, mostra vídeos com imagens da construção do porto, dos ataques, armamentos, uniformes e utensílios usados. O valor do ingresso é 7,90 euros, as explicações são em Francês e Inglês. Para assistir algumas filmagens é possível escolher outras línguas como o espanhol, italiano e holandês. Português claro, nunca tem.










    Conhecer Arromanches foi uma verdadeira aula de história.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário