quinta-feira, 24 de abril de 2014

Normandia Parte IV - Colleville-sur-Mer e Omaha Beach

    O caminho para chegar a Colleville-sur-Mer e Omaha Beach (como nas outras praias também) é de estradas estreitas, muitas árvores e plantações de canola.  A impressão é de estar pegando um caminho para uma área rural e não para a praia.



    Mas ao avistar a igreja com uma grande foto ao lado mostrando como ela foi destruída na Guerra, percebi que estávamos no lugar certo.



    Sem muitas delongas eu queria mesmo era conhecer o cemitério americano. A França concedeu o espaço em Colleville-sur-Mer, mas o cemitério é administrado pelo governo norte-americano, assim que entramos já foi possível perceber o tamanho da estrutura, estacionamento amplo, banheiros, jardim perfeito, tudo impecável; não tinha uma pedrinha fora do lugar.






Esta linda casa fica dentro do cemitério
Estas também

    Logo na entrada tem um "museu" bem interessante para conhecer, é um luxo só. Para entrar nele não paga nada, e é preciso passar pela porta detectora de metais, tirar casaco, bolsa, como no aeroporto. Toda a batalha que aconteceu em Omaha Beach é explicada com vídeos e fotos. O melhor é entrar primeiro no museu e depois seguir para as tumbas, para não precisar voltar parte do caminho depois.


    O local onde estão enterrados os 9.387 militares americanos (ou o que sobraram de seus corpos) me surpreendeu/chocou, uma coisa é você ver na internet e por fotos, e outra bem diferente e muito mais impactante é ver todas as cruzes de mármore na sua frente, é triste demais. Cada cruz corresponde a um soldado morto, as que são em formato de estrela são de soldados judeus, são tantas que não consegui fazer nenhuma foto pegando nem a metade das lápides.




Lápide de um soldado Judeu em formato de estrela




    Os nomes dos 1.557 soldados que não foram localizados ou identificados estão escritos nessas paredes junto com os mapas e estratégias das operações militares.





Foi neste cemitério que foi gravado o início e fim do filme de Steven Spielberg “O Resgate do Soldado Ryan”. O capitão John Miller foi apenas um personagem fictício, a lápide que aparece no filme foi levada somente para fazer as gravações.

    Do cemitério é possível ver a praia de Omaha que também é conhecida como “Omaha Sangrenta”, foi nesta praia que as tropas aliadas tiveram mais baixas. Fica de fronte ao canal da Mancha, tem quase 8 quilômetros de extensão e está localizada entre Utah Beach e Gold.




    Tentei fazer um vídeo de cemítério para mostrar melhor o tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário