terça-feira, 22 de abril de 2014

Normandia Parte I – Veulettes-Sur-Mer e Fécamp

    O feriado de Páscoa aqui na Alemanha começa na sexta-feira e termina na segunda-feira, então resolvemos em cima da hora aproveitar esses dias e conhecer algumas cidades na região da Normandia na França, que além de lindas foram palco das maiores batalhas travadas na Segunda Guerra Mundial.
    Viajamos de carro por quase sete horas, por boas estradas, com lindas paisagens de plantações de canola (nunca vi tantas em toda a minha vida) e muitos pedágios (é bom preparar o bolso).


Ponte da Normandia


Plantação de canola

    Como a nossa viagem saiu sem muito planejamento (o que eu não aconselho a ninguém) sofremos um pouquinho no caminho, eu peguei poucas informações na internet e algumas delas estavam erradas. Eu tinha apenas os nomes das praias que queria conhecer, mas não tinha o nome da cidade nem o endereço. Na autoestrada existem várias placas dos monumentos que tem na cidade, mas quando você entra na cidade cadê as placas apontando o lugar? Foram raríssimas as encontradas; o jeito foi colocar o que tínhamos no GPS e contar com um pouco de sorte.
    A nossa primeira parada foi em Veulettes-Sur-Mer, um pequeno vilarejo de pescadores com algumas casas de veraneio na sua maioria de turistas vindos de Paris e Rouen e alguns “galpões” na beira da praia que foram construídos entre 1948 e 1952 para permitir que as famílias mais desfavorecidas pudessem desfrutar nas férias da praia também. Com o tempo e as tempestades muitos acabaram não resistindo e desabaram, e hoje restam não mais que 80 galpões que são muito bem conservados e pertencem principalmente aos moradores da cidade de Caux. Infelizmente o dia estava nublado com muito vento, e as fotos não ficaram muito boas.




Os galpões
Tudo muito arrumadinho por dentro dos galpões



    A segunda parada foi em Fécamp, cidade portuária com seus altos penhascos, arte e história. Como só entramos na cidade para dar uma passadinha, não conhecemos nenhum lugar específico, mas a cidade dispõe de abadias, palácios, lugares bem agradáveis para  fazer caminhadas e o museu Terra Nova e da pesca. 
    Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a França foi ocupada pelos nazistas o porto foi um ponto de evacuação dos britânicos.











    Veulettes-Sur-Mer e Fécamp não são paradas obrigatórias, tem lugares bem mais atraentes na Normandia para conhecer, porém, como na nossa rota foi caminho, valeu o passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário