sábado, 26 de abril de 2014

Normandia Parte V - Longues-sur-Mer e Caen

    Em Longues-sur-Mer é possível conhecer o lugar que abriga a antiga bateria de artilharia alemã de longo alcance; ela era composta por quatro canhões que ficavam protegidos por grandes casamatas de concreto e representavam uma grande ameaça para os navios que desembarcaram nas praias do Dia D.



A placa foi coloda pelas tropas aliadas um dia depois do ataque.
Por dentro da Casamata



os quatro canhões vistos do posto de comando

    No local ainda tem um posto de comando com ampla vista para o oceano, e vários locais para armazenamento de munição e alojamento para os soldados. Os sinais do ataque estão por toda a parte.

Vista de dentro do posto de comando.


    O lado direito da praia de Longues-sur-Mer tem uma visão para as ruínas do porto de Mulberry em Arromanches.



    A bateria alemã fica entre as praias Gold e Omaha em meio as plantações de canola e é um passeio gratuito.

    Caen 


    Foi à cidade onde escolhemos ficarmos hospedados durante o passeio pela Normandia, por ficar bem no centro de todos os locais que queríamos conhecer e das praias do desembarque.

Nascer do sol
    Caen é conhecida como a cidade dourada, devido as suas construções erguidas durante o reinado de Guilherme o Conquistador (Guillaume le Conquérant). Ele escolheu à cidade para construir seu castelo em 1060 o “Château de Caen” e fazer dela a capital da Normandia ocidental. Também foi o local onde anos mais tarde Guilherme foi enterrado.
    O castelo teve uma torre destruída durante a Revolução Francesa em 1793, e mais tarde foi usado como quartel general durante a Segunda Guerra Mundial em 1944, onde foi quase totalmente bombardeado. 









    Hoje o castelo é patrimônio cultural da França, um dos principais pontos turísticos da cidade, mas só é possível ver alguns pedaços do que restou dele. No jardim do castelo está o famoso Museu das Belas Artes (Musée des Beaux-Arts) e o museu da Normandia.

Museu da Normandia
Museu das Belas Artes
Museu das Belas Artes

    A cidade ainda conta com uma rica herança religiosa (igrejas, mosteiros e conventos) que também foram seriamente danificadas nas batalhas, ao todo a cidade de Caen teve 70% de suas construções destruídas com a Guerra. 




    Outro local interessante de conhecer é o Memorial da Paz de Caen é um Museu dedicado à história da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. O valor do ingresso é 19,00 euros. Maiores informações do museu aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário