segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ticket de Trem

    A primeira vez que entrei em um trem “pequeno” (que na verdade é grande, mas comparado aos trens de viagens de longa distância ele se torna pequeno) desses que circulam a cidade para fazer o transporte coletivo, eu achei o máximo e também complicado.
    A parte de ser o máximo eu continuo achando, do lado da minha casa passam quatro linhas diferentes que me levam para qualquer parte da cidade e o tempo máximo de espera na estação é de cinco minutos. O número de linhas e estações (paradas)  pela cidade inteira e cidades vizinhas é gigante, tanto que eu não conheço nem a metade.  Dentro do trem você pode entrar com cadeira de rodas, carrinho de bebê, bicicleta, cachorro e sei lá mais o que. Tudo muito bem organizado, as pessoas que estão com esses “apetrechos” se posicionam em lugares que não atrapalham as outras pessoas que precisam circular dentro do trem.
   Agora a parte complicada, que depois que eu aprendi se tornou muito fácil. Aqui em Colônia não existem cobradores nos trens, você mesmo compra o seu ticket nas máquinas que existem dentro e fora deles. Tem que aprender qual é o ticket certo que você precisa claro, pois eles variam de 1,80 até  120,00 euros, esse mais caro é ticket que vale para o mês todo. Bom, feito a compra você senta no banco e espera a sua estação chegar.  A primeira coisa que eu brasileira pensei: “Tá, mas se não tem cobrador as pessoas não andam de trem sem pagar?” Sim, algumas andam (minoria). Mas lá de vez em quando entram os fiscais no trem, e conferem os tickets de todas as pessoas. Caso algum indivíduo não tenha, terá que pagar uma multa de 40,00 euros e vai passar uma vergonha que é absurdamente mais cara que a multa. Presenciei isso duas vezes, uma delas foi com um pai de três garotinhas que estava com a esposa, apenas ele não tinha o ticket, o fiscal entrou de roupa normal e com o crachá escondido, e foi retinho no cara que fingiu estar procurando o ticket junto com a esposa, na primeira parada do trem o ele tentou fugir e saiu correndo, o fiscal foi atrás, pegou o homem pelo braço e trouxe novamente para dentro do trem. As filhas dele berravam assustadas e TODOS no trem ficavam olhando com aquela cara de desaprovação. Que situação, eu me senti mal vendo aquilo. O que é pagar 2,80 euros em um ticket perto de uma vergonha dessas? Nada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário