segunda-feira, 28 de abril de 2014

Normandia Parte VI - Bayeux e Sait-Germain-de-Livet

   Bayeux


    Bayeux é famosa pelo seu grande tesouro: a tapeçaria de Bayeux com 70 metros de comprimento bordado em lã, que relata a conquista da Inglaterra pelo Normandos.

Fonte: Wikipédia 
OBS: (Neste link é possível ver o tapete completo.)
    A cidade quase não teve perdas durante a guerra, ficou praticamente intacta, já que as forças alemãs estavam envolvidas na defesa de Caen contra os aliados. Em 16 de Junho de 1944 Bayeux foi à primeira cidade da batalha da Normandia a ser libertada pelos aliados.





A cidade é linda e agradável com museus, o cemitério da guerra onde estão enterrados britânicos e alemães e a famosa catedral gótica de Notre Dame de 1077(sim, como a de Paris). Deslumbrante, a igreja mais linda (na parte externa) que eu já vi.









Bayeux e Sait-Germain-de-Livet


    Próximo à simpática cidade de Lisieux em frente a uma pequena igrejinha, encontramos o castelo de Sait-Germain-de-Livet. Chegamos faltando 15 minutos para as 18:00 horas (horário que o castelo é fechado) e foi o tempo que tivemos para conhecer o máximo possível do lugar. Não sei se foi devido ao horário, mas não pagamos nada para entrar, de contra partida não conseguimos ver o castelo por dentro. Mais tarde pesquisando na internet vi que não perdi muita coisa, o castelo tem pouca mobília, é usado geralmente para fazer exposições.
    O Castelo foi construído durante o século XV e XVI com tijolos vermelhos e pedras de ocre, formando uma parede xadrez na parte externa. Ele não é grande, mas encantador como os castelos de conto de fadas. Tem um jardim impecável onde seus únicos residentes são os cisnes no lago e um pavão no jardim.
    Apesar de estar na minúscula cidade de Saint-German-de-Livet que tem menos de mil habitantes, o castelo pertence à cidade de Lisieux desde 1958.












A igrejinha na frente do castelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário